Sobre a Escola


A Escola Estadual “Francisca Barros de Carvalho” situa-se à Avenida Pastor Jose Francisco da Silva, S/N CEP 78.750-736, Vila Olinda II que distância do centro da cidade cerca de seis Km.
O bairro localiza-se próximo a da Rodovia BR 364, entre a mesma e o córrego Escondidinho. Tem aproximadamente 11 bairros.
O bairro surgiu na década de 1989, com a doação de lotes pelo então prefeito municipal J.Barreto, o nome do bairro foi em homenagem a sua esposa Sra. Olinda Barreto.
Tem como vizinhos os bairros: Parque Universitário, Jardim Oásis, Jardim das Paineiras, Pedra 90, Ana Carla I, II e III, Vila Olinda I, Tancredo Neves, Jardim Rui Barbosa e do Distrito Industrial. Atendendo alunos de toda essa região.
Estimada em 15.000 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento tem se dado por causa do fluxo de migrantes para o bairro, provenientes principalmente das regiões Sudoeste e Sul.
No campo econômico, o bairro conta com todos os tipos de comércio, a comunidade acha-se servida por considerável número de casas comerciais de secos e molhados, açougue, farmácias, várias cerâmicas (olarias), serrarias, serralharias, mercearias, bares, salão de belezas, sorveterias, bem como indústrias de grande porte como ADM e Bungue que gera empregos e requer qualificação profissional.
A Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho iniciou suas atividades no dia 17 de março de 2008, visando atender uma parcela da comunidade que não conseguia vaga na então única escola estadual que atendia a comunidade, oferecendo ensino fundamental, ensino médio e EJA.
Nossa escola esta inserida em um bairro onde muitos de nossos alunos têm na escola, o melhor ambiente físico, a melhor alimentação e muitas vezes a única oportunidade de uma boa orientação para vida.
Tendo a consciência de que embora a escola divida a tarefa de educar com outros núcleos sociais como a família, as comunidades e os meios de comunicação, a escola ainda é o principal foco de organização, sistematização e transmissão do conhecimento, infelizmente para muitos de nossos alunos, nossa escola deve cumprir seu papel de escola e o da família. Portanto a necessidade de estarmos fazendo de nossa escola um ambiente prazeroso e educativo, elevando sistematicamente a qualidade de ensino, garantindo não apenas o acesso a escola e sim a apropriação do conhecimento, pois somente assim cumpriremos o nosso papel de transformadores da sociedade.



IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho foi criada pelo decreto 1150 de 06 de fevereiro de 2008 e começou suas atividades no dia 17 de março de 2008, visando atender a necessidade da comunidade, contando com 12 salas de aula, 01 Biblioteca, 01 Laboratório de Informática, 01 Secretaria, 01 Quadra de Esporte em construção, 01 refeitório em construção, 01 Sala para Professores, 01 Sala para Direção, 02 banheiros masculinos e 02 banheiros femininos e 02 vestiários.
A escola funciona nos três períodos: das 07 as 11; das 13 as 17 e das 19 as 23 horas e conta com 770 alunos matriculados.
Nível de Formação dos Professores:
Ensino Fundamental: ----- professores com Licenciatura Plena
Ensino Médio: ---- com Licenciatura Plena
EJA: ----Professores com Licenciatura Plena
Este ano a Escola conta com 02 Coordenadores Pedagógicos, 01 Articulador de Ciclo, 01 Secretário, 02 Escrituraria, 07 Apoios Administrativos Educacional e 03 Vigias.
As decisões da Escola são tomadas em conjunto com o Conselho Deliberativo Escolar (CDCE) e Conselho Fiscal.
A escola tem a sua origem em uma audiência publica onde a comunidade solicitou a Secretaria de educação a criação de uma nova escola, devido ao crescimento populacional que acontecia na região levado a vinda de indústrias e benefícios como conjuntos habitacionais construídos pelo governo, com aprovação dos deputados e vereadores presentes na assembléia ficou acordado a criação desta nova escola no ano de 2005.

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA

Nossa escola esta inserida em um bairro onde muito de nossos alunos tem na escola, o melhor ambiente físico, a melhor alimentação e muitas vezes a única oportunidade de uma boa orientação para vida.
Tendo a consciência de que embora a escola divida a tarefa de educar com outros núcleos sociais como a família, as comunidades e os meios de comunicação, a escola ainda é o principal foco de organização, sistematização e transmissão do conhecimento e como afirmamos no parágrafo anterior, infelizmente para muitos de nossos alunos, nossa escola deve cumprir o papel de escola e o da família. Portanto a necessidade de estarmos fazendo de nossa escola um ambiente prazeroso e educativo, elevando sistematicamente a qualidade de ensino, garantindo não apenas o acesso á escola e sim a apropriação do conhecimento, pois somente assim cumpriremos o nosso papel de transformadores da sociedade.
Este papel de transformador somente será exercido eficazmente pela Escola quando o domínio do código científico e de suas linguagens permitirem aos alunos não apenas interpretarem a realidade, e sim interagirem com ela de forma consciente, critica e produtiva.